O projeto-piloto que vai monitorizar durante oito semanas a casa de 10 idosos, tem o propósito de reduzir o impacto do afastamento social causado pela pandemia entre os idosos e os seus familiares, ou centros de apoio social.
Através de um mecanismo de sensorização com recurso a IOT (Internet Of Things), permite a monitorização diária do bem-estar destes idosos. Os sensores colocados nas suas casas permitem identificar padrões de necessidade e assim estabelecer uma rede de recursos de saúde, que ajudará os utentes, em caso de emergência. O apoio na tomada de ações pró-ativas eficazes, aliado aos ganhos de eficiência de uma rede mais inteligente, são os principais atributos desta inovadora solução.
O projeto-piloto foi desenhado durante a participação da Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no Programa SOL Housing, dinamizado pela Beta-i em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com a participação de várias organizações da sociedade civil, que visava melhorar a qualidade de vida habitacional dos cidadãos de Lisboa através da validação e integração de soluções inovadoras em contexto real, como o de uma resposta mais eficaz em situações de vulnerabilidade agravada pelo seu isolamento social.
Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.